terça-feira, 3 de novembro de 2009

Centro Cultural São Paulo

Considerado o primeiro centro cultural de São Paulo, o Centro também é conhecido como centro cultural vergueiro e é considerado a alma da cultura paulistana e o centro de manifestações culturais de São Paulo.

A criação do CCSP

Tudo começou na década de 70, quando o grande terreno na vergueiro foi desapropriado pela prefeitura por causa do metrô. Feito o metrô, sobrou 300 mil metros quadrados que se cercaram de especulações. Em 1973, o prefeito Colassuono implantou um projeto chamado "Projeto Vergueiro" onde se pretendia urbanizar a área, criando um complexo de escritórios, hotéis, shopping center e uma biblioteca pública, com um prazo de término de 5 anos.

Porém, graças a Deus o projeto foi vetado pelo prefeito posterior Olavo Setúbal, que infelizmente teve de arcar com a indenização ao consórcio Prounb. Foi escalado uma comissão de bibliotecários, professores e o arquiteto Aron Cohen, com a idéia de criar uma moderna biblioteca de fácil acesso para o público. O projeto escolhido foi o de Eurico Prado Lopes e as obras deram início em 1978.

Primeiro Complexo Cultural Multi Disciplinar do Brasil

A prefeitura fez algumas alterações no projeto inicial para adaptá-lo ao de um centro cultural multidisciplinar nos moldes dos que estavam surgindo no mundo todo como o Georges Pompidou, fundado em 1977 na cidade de Paris (França). Como muitos diziam que o terreno era grande demais para abrigar apenas uma biblioteca e o próprio secretário da cultura indicava que o terreno era próprio para um centro cultural, ficou decidido, então, que o centro cultural contaria com cinema, teatro, espaço para recitais e concertos, ateliês e áreas de exposições. Os arquitetos Eurico Prado Lopes e Luiz Telles continuaram à frente do projeto.


O Centro Cultural só seria inaugurado em 13 de maio de 1982. O prefeito Reynaldo de Barros e o secretário de cultura Mário Chamie receberam um grande público entre convidados, participantes da obra e a população em geral. Após a cerimônia, os presentes percorreram as dependências do edifício, assistiram a espetáculos musicais com o Coral Paulistano e com o pianista João Carlos Martins e puderam apreciar as obras em exibição na pinacoteca.

CCSP nos dias de Hoje

A construção do complexo nunca foi finalizada, porém, ainda sim seus colossais 46.000 m² se destacava, principalmente como se integra a metrópole, localizado estrategicamente entre as avenidas vergueiro e 23 de maio, e entre as estações vergueiro e paraíso do metrô, com uma ligação com a estação vergueiro por um jardim muito bem cuidado.

Graças a suas diversas atrações e em sua maioria gratuitas ou de preços populares, tornando-se um dos espaços mais democráticos da cidade devido a sua diversa faixa de frequentadores, se firmou como o grande pólo cultural da grande São Paulo, que, em 2003, recebeu 650 mil usuários; comparada a alguns dos maiores museus e centro culturais do mundo. Conheça alguns destaques do centro cultural.

Biblioteca Sérgio Milliet

Premiada pela revista Época como A melhor biblioteca de São Paulo em 2008 (leia a matéria aqui), a Sérgio Milliet é a segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, bem como a única que é aberta aos domingos e feriados. Seu gigante acervo pode ser consultado pelo tradicional método de catálogo manual ou pelos catálogos eletrônicos em um dos computadores disponíveis para a pesquisa, sendo que mais de 70% das obras já estão digitalizadas.

A biblioteca se divide em diversas áreas, e pode-se emprestar de todas, exceto da área roxa, sendo emprestados 4 obras por pessoa, podendo apenas 2 ser do mesmo assunto.
As áreas de dividem em branca (arquivos de recortes de jornais e microfilmes), Azul (psicologia, Filosofia e religião), Vermelha (história, ciências sociais e geografia), Verde (ciências e tecnologia), Amarela (filologia, literatura e peças teatrais) e Roxa(Audiovisuais e laboratório de línguas).

Para se conhecer o regulamento por completo da biblioteca, baixar aqui (http://www.centrocultural.sp.gov.br/pdfs/Biblioteca%20-%20REGULAMENTO%20DE%20EMPR%C9STIMOS%202008.pdf) o pdf explicativo.
Informações: 3397-4079 ou pelo email bibliotecacirc@prefeitura.sp.gov.br
Horário de atendimento: de terça a sexta, das 10h às 19h45; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h45. Para novas inscrições, o atendimento é feito até 30 minutos antes do fechamento.

Gibiteca Henfil
Minha parte favorita do centro cultural é onde se encontra um acervo incrivelmente vasto de álbuns, gibis, revistas, Hqs, Livros de RPG e fanzines, totalizando mais de 100.000 exemplares. Entre os milhares de autores presentes na gibiteca, podem-se destacar Katsuhiro Otomo (Akira), Robert Crumb (America, Blues), Art Spiegelman (Maus) e Joe Sacco (Palestina: Na faixa de gaza e Área de Segurança: Gorazde). O usuário também pode ler números de coleções e coletâneas como a de Sandman (de Neil Gaiman), a revista Front, Calvin e Haroldo (de Bill Watterson) (meu favorito), Mafalda (de Quino) e Tintim (de Hergé).

Para se tomar de empréstimos algumas de tão variadas obras do vasto acervo da gibiteca, deve-se fazer um cadastro à parte do cadastro da biblioteca, exigindo também comprovante de residência e documento com foto. Pena que nem todos os títulos são liberados para empréstimos, vendo que são muito raros ou que já estão mais velhos; por isso recomendo uma visita calma no começo da tarde à gibiteca e ler com calma alguns títulos na sala de leitura do CCSP.

Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 17h.
A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento.
Informações: 3397-4090 ou pelo email gibiteca@prefeitura.sp.gov.br

Arquivo Multimeio

Arquivo com um acervo de mais de 900 mil documentos sobre a cultura brasileira, que variam de temas como: arquitetura, artes cênicas, artes gráficas, cinema, imprensa, fotografia, literatura e música.

A diversidade de temas e a originalidade documental conferem a esse arquivo sua especificidade como fonte de pesquisa. A coleção é formada por registros visuais (fotografias, slides, microformas), audiovisuais (fitas de áudio, vídeo, filmes 16mm/super 8mm, DVDs) e documentos escritos (catálogos, programas, folhetos, press releases, convites, cartazes, fotos publicitárias, mapas, plantas, scripts, roteiros, textos de pesquisas e outros).

A coleção foi constituída a partir do trabalho do antigo IDART (Departamento de Informações e Documentação Artísticas), anexado ao Centro Cultural São Paulo em 1982, com a denominação de Divisão de Pesquisas. Atualmente, o Arquivo Multimeios, responsável pela guarda do material, faz parte da Divisão de Acervos, Documentação e Conservação, que conta ainda com a Coleção de Arte da Cidade, Acervo Histórico da Missão de Pesquisas Folclóricas e Discoteca Oneyda Alvarenga.

Atendimento ao público: de segunda à sexta, das 10h às 17h
O atendimento deve ser agendado com antecedência.
Informações: 3397-4039/ 3397-4040

Portanto, se quiser um bom passeio cultural por São Paulo, é mais que obrigação passar pelo CCSP. Aproveite e ligue para as informações à procura de apresentações culturais que sempre ocorrem no final de semana, visite a biblioteca e gibiteca com seus inúmeros acervos e se tem algum conhecimento histórico, arquivológico ou museológico não deve perder a chance de ir no arquivo multimeio ver alguns documentos que marcaram a cultura em São Paulo e no Brasil.

Passeio perfeito para todas as idades e classes sociais, o centro ainda conta com um enorme pátio, onde pode-se ler tranquilamente e com lanchonete diversificada; e para os ficionados em jogos de RPG, a gibiteca renfil tem uma parte destinada só a esses tipos de jogos, e com uma parte para jogos de xadrez onde sempre há ótimos jogadores a se desafiar. Com certeza o passeio pelo Centro Cultural São Paulo é um passeio para toda a família.

Para mais informações entre no site:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário